DÚVIDAS FREQUENTES

Neste espaço você encontrará perguntas e respostas com as principais dúvidas dos usuários sobre o Moodle.

MOODLE ACADÊMICO: Permanecem as disciplinas de Graduação, Pós-Graduação e Extensão criadas a partir de 2014.

MOODLE HISTÓRICO: Migraram as disciplinas anteriores a 2014.
Acesso: moodlehistorico.ufrgs.br

MOODLE COLABORAÇÃO: Utilizado para as atividades de capacitações e treinamentos, Grupos de pesquisa e de Gestão Administrativas. Ou seja, todas as atividades que NÃO são disciplinas de Graduação, Pós-Graduação ou Extensão.
Acesso: moodlecolaboracao.ufrgs.br

COMO ACESSO A PLATAFORMA MOODLE ?

Existem duas maneiras de acessar a Plataforma conforme o tipo de usuário:

Usuário COM número de cartão / matrícula da UFRGS

O acesso é feito utilizando o mesmo usuário (número de cartão / matrícula da UFRGS) e senha do Portal do aluno.

Usuário SEM número de cartão / matrícula da UFRGS

Clique no botão "Primeiro acesso", da página inicial do Moodle. Preencha o Formulário de Cadastramento com os seus dados e siga as instruções da página. Quando você retornar ao site, para entrar no curso basta usar o seu nome de usuário e a sua senha nesta página de acesso.

*Dica: Para fazer o cadastro na Plataforma Moodle utilize, de preferência, um e-mail pessoal e não institucional. Desta forma, você evita a perda de acesso ao seu usuário quando o vínculo com a instituição terminar.

COMO RECUPERO A MINHA SENHA?

Usuário COM número de cartão / matrícula da UFRGS

A senha utilizada na plataforma Moodle é a mesma do Portal do aluno. Portanto, a recuperação de senha deve ser realizada no Portal da UFRGS, acessando o endereço www1.ufrgs.br/trocasenhas/esqueciSenha/ Em caso de dúvida entre em contato com a Central de Atendimento do Centro de Processamentos de Dados (CPD), através do telefone (51)3308-5333.

Usuário SEM número de cartão / matrícula da UFRGS

Acesse o link "esqueci meu usuário ou senha", localizado em moodle.ufrgs.br. Na página seguinte, digite seu e-mail, clique no botão "Buscar" e aguarde receber as orientações pela sua conta de correio eletrônico cadastrada. Ao final deste procedimento você receberá o seu Login e uma nova senha de acesso.

SOU PROFESSOR E QUERO HABILITAR UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO NO MOODLE PARA APOIO À AULA PRESENCIAL?

A habilitação de uma disciplina para apoio à aula presencial deve ser realizada pelo professor através do Portal do Servidor. Em catálogo de serviços, clique em: Graduação ou Pós-graduação (stricto sensu) → Professor → Informações do Professor → Ferramentas de apoio → selecione a disciplina e marque a plataforma Moodle Institucional. As disciplinas/turmas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu terão um tratamento sincronizado com os procedimentos de matrícula do Sistema de Controle Acadêmico (GRAD e POSGRAD), onde professores e alunos serão automaticamente carregados na plataforma Moodle. Maiores informações: PARA UTILIZAR O MOODLE COMO APOIO AO PRESENCIAL.

COMO HABILITO UM CURSO DE EXTENSÃO NO MOODLE?

A solicitação para Curso de Extensão em EAD deverá ser realizada pelo Coordenador da Ação, e é realizada através do preenchimento de um formulário no Portal do Servidor. Para acessá-lo, digite o endereço http://www.ufrgs.br/ufrgs/servidor e clique na opção Extensão → Formulário de Extensão. Após autorização da atividade pela PROREXT, o professor receberá e-mail confirmando a liberação e os dados preenchidos no formulário de solicitação (Identificação do Professor, Nome Atividade EAD, etc). As Informações repassadas como, por exemplo, o nome da atividade de Extensão, serão automaticamente inseridas no ambiente Moodle como um curso de EAD com a respectiva vinculação do professor responsável. Maiores informações: COMO SOLICITAR ATIVIDADES DE EXTENSÃO EM EAD.

COMO ENCONTRO MEUS CURSOS/DISCIPLINAS DO PERÍODO DE 2005-2013?

Todas as disciplinas e cursos ministrados no Moodle UFRGS no período de (2005 - 2013) estão disponíveis para consulta dos participantes (alunos, tutores e professores) no Moodle histórico. O acesso ao Moodle histórico é idêntico ao do Moodle institucional, ou seja, usuário e senhas do Portal do Aluno/Servidor. Para acessar clique: Moodle histórico.

COMO OBTENHO CERTIFICADO DE CURSO REALIZADO NA PLATAFORMA MOODLE?

A SEAD (Secretaria de Educação a Distância) não fornece certificados de cursos de Especialização e Extensão. Informações referentes a certificado devem ser adquiridas diretamente com a coordenação do curso.